FEIRA DO LIVRO ANARQUISTA…

16 09 2010

Crônica da “1ª Feira do livro anarquista” de Compostela.

Graças à solidariedade e o apoio mútuo, que sempre recebemos, também com o silêncio dos meios de comunicação oficiais que sempre nos ignoram, teve lugar neste fim de semana, de 9 a 11 de setembro, a “1ª Feira do livro anarquista” de Compostela, com um ambiente muito agradável e com boa presença de público durante os três dias do evento. Assistiram companheiros e companheiras da AIT do Porto e de Lisboa, distribuidoras como Corsárias, a FIJA (Federação Ibérica de Juventudes Anarquistas), União Libertária do Ferrol, editora Estaleiro, Aldarull de Barna, a FAL (Fundação Anselmo Lorenzo), editora Praxe de Compostela e a CNT de Compostela, que organizou a Feira.

Na quinta-feira (9), com um numeroso público, o companheiro Eliseo Fernández apresentou “O atraso político de Galiza”, última livro de Félix Rodrigo Mora, editada pela União Libertária de Ferrol, que nos explicou o por quê da obra, que faz uma dura crítica às teses de Xosé Manuel Beiras desenvolvidas no seu livro e que tanta transcendência tiveram no pensamento político posterior, nomeadamente no nacionalismo e que precisam de uma profunda revisão, para recuperarmos uma nova olhada desde a perspectiva libertária.

Na sexta-feira (10), o companheiro Xavier Valle apresentou diante de mais de cinqüenta pessoas o livro comemorativo do centenário da CNT “Cien imágenes para un centenário”, editado pela FAL. Através de imagens o companheiro fez um percorrido pela história do anarco-sindicalismo mesmo antes da existência da CNT, com a chegada de Fanelli ao Estado espanhol e a criação da 1ª Internacional, depois passou a contar-nos as múltiplas vicissitudes pelas quais teve que atravessar a organização, a criação do “Solidaridad Obrera” em Barcelona, o Congresso de fundação da CNT, a organização dos Sindicatos únicos, a época da República, a Revolução social e a guerra civil, a repressão posterior, a guerrilha urbana e rural, o relançamento da CNT após a morte de Franco, os mitins de Monjüic e Sebastián de los Reyes, o caso Scala até chegarmos à atualidade.

No sábado (11), à tarde, pois a maior parte do público quis assistir à manifestação do setor florestal da CNT, Miguel, da editora de Barcelona Aldarull, também com a presença de numeroso público composto por mais de cinqüenta pessoas, fez a apresentação da obra coletiva “La Comuna de los Balcanes. Los levantamientos de Macedonia y Tracia de 1903”. O companheiro relatou o conteúdo da obra que trata os levantamentos anarquistas nesta região tão próxima, mas tão esquecida pelo Ocidente, em um momento tão convulsivo como no que se desenvolveu.

Mais adiante, A sociedade secreta La Felguera apresentou às 18 horas uma das suas últimas edições: “Motehrfuckers! De los veranos del amor al amor armado”, obra polêmica de caráter contra-cultural, onde se narra os acontecimentos vividos na década dos anos 60 e 70 nos Estados Unidos por parte dos Moterhrfuckers, organização libertária que criou grandes problemas à polícia estadunidense e que foi a origem de algumas outras organizações e contemporâneo de alguns grupos mais conhecidos por nós como os Black Panters.

Mais tarde, às 20 horas, realizou-se uma mesa redonda onde a FAL, Aldarull, La Felguera e Estaleiro, apresentados pelo companheiro Martim de Compostela, questionaram diversas atuações da edição e distribuição do mundo alternativo libertário, esta mesa redonda também foi seguida com muito interesse por parte do público que assistia à Feira, pois são problemas cotidianos aos quais nos enfrentamos e sem mais tempo do que podíamos dedicar a recolher, pudemos escutar o violino do companheiro Brais para dar o arremate à “1ª Feira do livro anarquista” em Compostela no seu Ano “santo” compostelano.

Mais infos e imagens: http://cntgaliza.org/

agencia de noticias anarquistas-ana


Ações

Information

Deixe um comentário