II Mostra Cine Feminista – Recife

8 03 2012

O Evento

A Mostra Cine Feminista surge, originalmente, em Salvador, Bahia, em impulsionada por mulheres que organizaram o Festival de Contra-Cultura Feminista, Vulva la Vida.

O objetivo da Mostra Cine Feminista exibir filmes a partir dos quais seja possível fazer uma reflexão feministas da mulher na sociedade.

Como não poderia deixar de ser, o mês escolhido para a realização deste evento é março, visando fomentar a discussão em volta do que é feminismo e da importância de se renegar os símbolos clichês que rodeiam o “universo feminino”.

Nascendo como uma atividade local que fortalecesse as movimentações já existentes naquela cidade, logo passará a ter um caráter mais amplo. Em articulação com o Coletivo Wen-Do (autodefesa feminista) de Natal/RN. As companheiras dos dois estados (RN e BA) constroem a ideia de que seria interessante para a luta feminista realizar a Mostra também em outros lugares. A proposta chega a Recife já melhor consolidada pelas duas primeiras experiências, mas ainda de maneira muito informal, e nós do Coletivo Difusão Libertária, nos propomos a reforçar essa articulação, realizando a I Mostra Cine Feminista em Recife entre os dias 11 e 16 de abril de 2011.

Contando com o apoio do Coletivo Wen-do Recife na realização e colaboração do SINTTEPE, que abriu o seu auditório para receber nossa mostra, além do Centro de Educação da UFPE e do Espaço UNICAP-Junior, onde também receberam nosso evento; exibimos 05 filmes, realizamos debates e trocamos proveitosas experiências com as/os participantes.

A lógica que rege a realização da Mostra Cine Feminista é a do Faça Você Mesma/o, amparando-se na ajuda mútua entre vários grupos e em a) mudança da visão pessimista de acreditar que não temos meios para construir nossa própria história e dar margem para a retomada de nossa força; b) na construção de eventos com o intuito de transgredir o papel que nos foi colocado de espectadoras/es na construção do meio, para agentes criadores de ações como esta.

Com a experiência acumulada na primeira edição, a II Mostra Cine Feminista, que realizar-se-á nos dias 27, 28 na Universidade Católica de Pernambuco, e dia 29 no Sebo da Torre, de Março de 2012, apresenta uma proposta mais enxuta, com vistas a oportunizar maior interação e discussão do público participante.

Contará com a exibição de um filme por noite, debate, venda de material alternativo e literatura.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: