Ação Direta! Simples assim.

4 05 2016

Lançamos, no último dia 30 de abril (sábado), na Marcha Antifascista do Recife, a primeira edição do nosso informativo, Ação Direta.

Disponibilizamos aqui o  Ação Direta 1 em versão digital. O nome, bem…Um princípio gerador da luta anarquista, uma palavra de ordem, uma sugestão sempre válida e, na atual conjuntura, indispensável, urgente.  – Ah, mas é batido, repetitivo… podem dizer. Nós reforçaríamos: É universal!

Basta uma rápida pesquisa em qualquer ferramenta de busca da internet, que inúmeros jornais, informativos e revistas anarquistas de mesmo nome irão surgir na sua tela. Pois se é o princípio da coletividade que rege a ação na luta, nasce mais um veículo de agitação e propaganda anarquista, para se juntar aos tantos outros de ontem e de hoje.

Boa leitura!

AD

História…

No Brasil, conforme aponta o Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, o mais conhecido e difundido jornal de nome Ação Direta, circulou durante 13 anos, foi editado de “1946 a 1959, tornando-se um centro aglutinador do anarquismo e de anarquistas no período”. Sua distribuição teve maior abrangência, segundo a mesma fonte, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Dentre seus militantes estavam os anarquistas Juan Peres, José Oiticica, Roberto das Neves, Ideal Peres.

Segundo Milton Lopes e Rafael Viana, o referido jornal já repetia o nome utilizado anteriormente em outro periódico editado por José Oiticica de 1928  a 1929.

O que é da nossa história, nos pertence!

Ação Direta Hoje!

Ação Direta Sempre!

 


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: